domingo, 19 de agosto de 2018
86 9 9455-5513
Geral

05/06/2018 ás 11h06

138

Ana Thayssa Ulisses

Teresina / PI

Saiba tudo sobre a Aposentadoria por Idade
Aprenda como requerer seu benefício.
Saiba tudo sobre a Aposentadoria por Idade
aposentadoria por idade

APOSENTADORIA POR IDADE


Todo contribuinte da previdência social sonha no dia em que irá se aposentar e aproveitar a vida, já que por tanto tempo laborou para manter a si e a sua família.


Dessa maneira, um dos benefícios mais esperando pelos cidadãos passa a ser a aposentadoria, pois ela tem uma vantagem que os demais benefícios não possuem; ela durará até os últimos dias de vida do segurado.


Dentre as demais espécies de aposentadoria, uma das mais famosas e solicitadas é a aposentadoria por idade.


Para entender como ela funciona é só continuar conosco.


REQUISITOS DA APOSENTADORIA POR IDADE


Como o próprio nome informa, a aposentadoria por idade tem como principal condição a idade do contribuinte que varia caso ele seja um trabalhador urbano ou rural.


Por isso, para que seja possível solicitar esse benefício é necessário que o trabalhador urbano tenha 65 anos completos caso seja homem, e 60 anos se for mulher.


Já para os trabalhadores rurais esse tempo de vida diminui, sendo necessário apenas 60 anos para os homens e 55 anos para as mulheres.


Esse requisito fundamental apresenta diferença na medida em que a previdência entende que o trabalhado exercido no meio rural é muito mais desgastante para a vida humana, sendo necessário uma diminuição de tempo para que haja igualdade entre os dois tipos de trabalhadores.


O trabalho considerado rural abrange o agricultor familiar, o pescador artesanal e o indígena.


Pois bem, além da idade, outra condição que deve ser levada em conta para que haja o pedido da aposentadoria por idade é que o cidadão seja um contribuinte há mais de 180 meses, o que equivale a 15 anos.


Cumprido esses dois requisitos primordiais, você já pode dar entrada no seu benefício.


DOCUMENTO PARA DAR ENTRADA NO PEDIDO


O processo para a concessão de um benefício previdenciário é um processo sério e um pouco demorado.


Por isso, o primeiro passo a ser realizado é comparecer em um dos postos de atendimento mais próximos da sua casa portando um documento de identificação com foto, o número do seu CPF e algo que comprove a sua contribuição mensal para o INSS (exemplo; carnê de contribuição).


COMO PEDIR SUA APOSENTADORIA


O trabalhador pode pedir sua aposentadoria por idade pela internet ou ir pessoalmente com seus documentos ao posto de atendimento do INSS.


Caso deseje requerer seu pedido online, você deve ir diretamente no site do Meu INSS.


Se for pessoalmente, lembre-se de levar todos os documentos necessários, incluindo seu RG e comprovante de endereço, de preferência autenticados.


Normalmente o processo demora de 15 à 45 dias, dependendo da capacidade de atendimento do posto da Previdência.


Também é possível consultar online como anda o pedido do processo, que pode apresentar alguns resultados diferentes.


Caso apareça benefício concedido, significa que o pedido foi aprovado. Basta ir ao banco com os seus documentos e retirar o valor do seu benefício.


Já benefício habilitado significa que o pedido está em análise pelo INSS e que em breve deve sair o resultado do mesmo.


Se o benefício foi indeferido, você deve ingressar com um recurso no INSS para reverter a decisão. Saiba mais clicando aqui como modificar o benefício indeferido e ver o seu direito garantido.


CONTATO INSS


Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, você poderá entrar em contato com a central de atendimento da previdência social por meio do número 135.


A central está em funcionamento de segunda à sábado, das 7 horas da manhã às 22 horas da noite.


 

FONTE: http://www.diegocastroadv.com.br/

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium