Sábado, 22 de setembro de 2018
86 9 9455-5513
Cidades

22/08/2018 ás 11h28

96

Redação

Hugo Napoleão / PI

Incêndio atingiu canavial da Fazenda Lira em Amarante
Um incêndio de grande proporção “está destruindo o canavial da Cachaça Lira”, em Amarante. A informação foi repassada às 13h56 desta terça-feira (21) em grupos de mensagens pelo empresário Aroldo Lira.
Incêndio  atingiu canavial da Fazenda Lira em Amarante

O Corpo de Bombeiros de Teresina informou que o incêndio que atinge o canavial da Fazenda Lira, em Amarante, está praticamente controlado. A assessoria informou que as guarnições dos Bombeiros que estavam no local, com um aúxilio também de um carro-pipa, já conseguiram conter quase todas as chamas.


 


O Corpo de Bombeiros não soube informar a proporção da devastação causada pelo fogo, mas garantiu que a fábrica da Cachaça Lira e o Lira Eco Parque - que ficam dentro da fazenda - não foram atingidos pelo incêncio. Os bombeiros disseram ainda que a área queimada é prediminantemente de vegetação seca e coqueiros.


Fonte: Cidade Verde 


 


INFORMAÇÃO ATUALIZADA:


Fazenda pertence à Cachaça Lira. Só em agosto, o Piauí já contabiliza mais de mil focos de queimadas. Número é quase metade do acumulado do ano.


 


Uma guarnição do Corpo de Bombeiros se encontra na cidade de Amarante, a 160 Km de Teresina, tentando combater um incêndio de grandes proporções que atinge o canavial da Fazenda Lira, produtora da tradicional Cachaça Lira no Piauí. O fogo começou por volta das 13 horas, mas ainda não se sabe quais foram as suas causas.


 


De acordo com o tenente Juarez Júnior, do Comando de Socorro do Corpo de Bombeiros, a guarnição já conseguiu controlar cerca de 65% das chamas, impedindo que elas se alastrassem para a quase totalidade do terreno. A maior dificuldade, segundo ele, é que a vegetação encontra-se seca devido ao tempo quente, característico deste período do ano, e isso acaba facilitando a combustão.


 


“As folhas secas tendem a queimar mais facilmente, por isso as chamas começam poucas, mas em um intervalo de tempo curto, conseguem se espalhar por uma área mais extensa. Nosso trabalho aqui não é só apagar o fogo, mas resfriar o local atingido pra evitar novos focos”, explica o tenente.


 


Além da guarnição dos Bombeiros, funcionários da Fazenda Lira também ajudam a combater as chamas, que atingem somente a plantação. Não há relatos de ninguém ferido no incêndio, os danos são apenas materiais.


 


Fonte: O Dia


 


MATÉRIA ANTERIOR:


 


Segundo ele, é o segundo ano consecutivo que o fogo destrói a plantação. O empresário faz um apelo à população do município para que o autor do crime seja descoberto e responsabilizado pelo crime.


 


“Nesse momento fogo tá destruindo todo o canavial da Cachaça Lira, é o segundo ano consecutivo que isso acontece. Peço ajuda dos colegas do grupo para a gente identificar onde começou o fogo daí descobrir e responsabilizar o autor desse crime. Não pode um empreendimento que emprega e divulga Amarante tá sendo atacado dessa forma”(sic), disse ele.


 


A mesma ocorrência em 2017, disse ele, “causou o desemprego de 10 famílias”. Ele finaliza com um apelo. “Esse incêndio no ano passado causou o desemprego de 10 famílias, esse ano essa tristeza se repete, e aos culpados nada. Difícil. Peço por favor quem tiver informações nos passar. Agradeço”(sic).



 



 



 



 



 


 


FONTE: Somos Notícia

FONTE: portal C7

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Canal Piauí

Canal Piauí

Blog/coluna Notícias do Piauí
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium