Sexta, 14 de dezembro de 2018
86 9 9455-5513
Educação

11/11/2018 ás 11h44

Marcos Genilson

Hugo Napoleão / PI

PI tem 97 mil disputando vagas nas universidades, Segundo dia do Enem 2018
Concentração das provas de exatas em um único domingo deixou prova maior este ano, com 5 horas de duração. No Piauí, exame inicia ao meio-dia e encerra às 17h.
PI tem 97 mil disputando vagas nas universidades, Segundo dia do Enem 2018
ENEM 2018 - DOMINGO (4) – TERESINA (PI) – Candidatos aguardam abertura dos portões no colégio Liceu Piauiense. — Foto: Renan Morais/G1

Com a menor abstenção do país (18%) no primeiro dia de provas, o Piauí ainda possui 97 mil candidatos - dos 119 mil inscritos - que estão na disputa por uma vaga nas universidades que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso. Neste domingo (11), acontece o segundo dia de provas, com 5 horas de duração.


Mesmo os que faltaram no domingo passado (4) poderão fazer a prova, no entanto, a pontuação não será suficiente para participar de programas do governo federal ou disputar vagas na universidade. Para eles, vale apenas pela experiência de conhecer melhor o Exame.


Em todo o Brasil, 24,9% dos participantes inscritos não compareceram no primeiro dia – são 1.374.430 faltantes entre os 5,5 milhões esperados.


Desta vez, os estudantes terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Pela primeira vez, este segundo dia do Enem terá 30 minutos a mais de duração.


Isso porque, em 2017, o Ministério da Educação (MEC) mudou a divisão das disciplinas, concentrando as provas de humanas em um dia e, no outro, as de exatas. Os candidatos reclamaram que as 4 horas e 30 minutos de teste não foram suficientes para analisar as questões que envolviam muitos cálculos. Assim, em 2018, o segundo dia de provas será mais longo.


Os portões dos locais de prova fecham ao meio-dia no Piauí, com o horário de verão, portanto, a prova encerra às 17h.

FONTE: G1/PI

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Canal Piauí

Canal Piauí

Blog/coluna Notícias do Piauí
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium