Segunda, 21 de janeiro de 2019
86 9 9455-5513
Política

17/12/2018 ás 17h26

Redação

Hugo Napoleão / PI

TRE-PI realiza diplomação dos candidatos eleitos nesta segunda (17)
A solenidade acontece a partir das 19 horas no auditório do Tribunal de Justiça, e conta com a presença do presidente em exercício do TRE-PI,
TRE-PI realiza diplomação dos candidatos eleitos nesta segunda (17)
TRE-PI realiza diplomação dos candidatos eleitos nesta segunda (17)

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza nesta segunda-feira (17) a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos no Estado.


A solenidade acontece a partir das 19 horas no auditório do Tribunal de Justiça, e conta com a presença do presidente em exercício do TRE-PI, Sebastião Ribeiro Martins, demais membros da corte eleitoral e autoridades locais. Na oportunidade devem ser diplomados, 30 deputados estaduais, 10 federais, 5 suplentes de cada coligação, além de governador, vice-governadora, senadores e suplentes. Totalizando 79 candidatos a serem diplomados durante a cerimônia.


A cerimônia de diplomação atesta que os escolhidos pelos eleitores cumpriram todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e a entrega dos diplomas confirma que os eleitos estão aptos a tomar posse nos mandatos para os quais foram eleitos a partir de 1º de janeiro de 2019 nos termos da Constituição Federal. Para receber o diploma, é necessário que eleitos e suplentes estejam com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas, não necessariamente aprovadas.


O presidente do TRE-PI esclarece que a diplomação é a última etapa do processo eleitoral e de grande importância, pois outorga poderes para que os eleitos em outubro possam exercer seus mandatos. “Procuramos fazer de tudo para que o processo eleitoral fosse o mais limpo possível, sem mácula, desde o alistamento até a diplomação. A Justiça Eleitoral agiu com o rigor necessário para que efetivamente pudéssemos chegar a este dia da forma mais tranquila possível”, finaliza o presidente do TRE-PI.


 


Fonte: Serv. de Imp. e Com. Social TRE-PI

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Redação Agora Piauí

Redação Agora Piauí

Blog/coluna Últimas notícias e matérias de todos os acontecimentos e muito mais em um só lugar!
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium